sexta-feira, dezembro 13, 2002

Obrigado!

Na vida tudo é relativo. E por isso, há situações em que somos obrigados a justificar com actos as afirmações que vamos fazendo. Pelo menos eu penso assim.
Estes devaneios filosóficos servem para justificar aquilo que vou escrever. Depois de dois anos no suplemento “Info&Net” da “A Capital”, irei mudar de actividade profissional, tentando mostrar que aquilo que dizia pode ser aplicado na prática.

Durante estes dois anos pretendi – sim, dado que por vezes não se consegue – incutir uma informação de qualidade compatível com a experiência e o reconhecimento que o “Info&Net” já tinha granjeado entre os seus leitores e fontes de informação.

Análise rigorosa, os melhores profissionais, notícias dadas a tempo foram algumas das facetas desse trabalho que serão mantidas sempre, numa perspectiva de qualidade que se pretende para este suplemento.

Ao mesmo tempo, foi meu objectivo dar a conhecer as várias facetas, não me deixar “cair” num jornalismo cinzento, de “press-release”.
Por fim, tentei que algumas das causas pelas quais me bati: o acesso à informação, uma mais rápida e eficaz divulgação das ferramentas de tecnologias de informação, telecomunicações e Internet e uma melhor comunicação fossem atingidas.

Relações conflituosas, é normal arranjar. Sempre com o intuito e a força da lógica que o meu papel é informar os leitores, lembrando-lhes que também é deles uma das maiores responsabilidades no estado democrático: manterem-se informados sobre as matérias que respeitam à sua cidadania e aos meios afectos pelo Estado à melhoria das actividades relacionadas com o cidadão.

Só que chega o momento em que, convidado para fazer parte de uma equipa responsável pela criação e execução das políticas ligadas à sociedade de informação, entendi por bem não poder responder a este desafio cívico, a esta nova condição profissional, a esta vontade interior de ser “agente de mudança”.

Agora, gerindo a comunicação da UMIC, unidade que responde pelas políticas de sociedade de informação e inovação no país tentarei que chegue uma informação correcta, em substância e em qualidade aos meios de comunicação. Ao serviço de um desígnio mais vasto: o de colocar Portugal como um dos países de referência no seio da Comunidade Europeia. Assim o desejo. Até breve!