sábado, setembro 28, 2002

Mercado estreito

Portugal é um país pequeno. Portugal aposta na inovação e consegue ter mercados competitivos. Portugal tem dado exemplos brilhantes de projectos que não ficam obscurecidos com o facto, óbvio, de sermos somente 10 milhões de habitantes e logo, de o mercado ser pequeno. No entanto, cada noticia que surge na lógica da concentração me asusta sempre, eu que vivo num Mercado como o do jornalismo em que a "banda" está estreita e que nem parece interessar aos "grandes" do sector. No entanto, não é por essa razão que me queixo.

A verdadeira razão é que os monopólios servem apenas para uma coisa: banda estreita de informação. E a tendência para a concentração no sector das TMT (tecnologias, media e telecomunicações) é por demais evidente e teve mais uma consequência a semana passada, com a compra do ISP Vizzavi pelo IOL.
Com este acordo, afunila-se cada vez mais a informação na Net e, ao mesmotempo, como todos os grupos em Portugal lêem pela mesma cartilha, acredito que daqui a uns meses estarei confinado à informação do meu ISP ou então do Diário Digital. Mas, curiosamente, e esta é a minha opinião pessoal como jornalista, continuo a achar a informação que recebo nestes sites "exclusivos" e a pagantes muito "Lusa".

A verdade é que eu gosto da nossa agência noticiosa mas estou certo que ninguém gostaria de comprar para ler todas as notcias que lê noutro órgão. A diferenciação é trave-mestra para o interesse em cada produto de comunicação social.. Os jornais são considerados de referência quando têm destaques, investigações próprias, não quando dão notícias em reciclagem... Quero apenas deixar um assunto para reflexão, para vos lembrar que ninguém usa a Net como devia. No decorrer deste caso "Moderna" ainda não vi nenhum documento para "download"... Esqueceram-se que a Internet serve para divulgar tudo, de modo a que o cidadão tire as suas próprias interpretações? Essa característica de análise é fundamental, a meu ver e permite perceber qual o objective do projecto que cada empresa tem entre mãos…

Obter e apresentar a informação e os dados para análise de uma forma eficiente e agradável à vista do leitor é importante. Manter a ética e a qualidade de leitura é muito importante. Manter a independência financeira e de ideias é fundamental. Este conjunto de matérias são importante demais para andar a brincar!