terça-feira, março 18, 2003

Marcar a diferença

Como vos lembrei numa das mais recentes crónicas, é fundamental pensar no interesse dos conteúdos que se colocam num site Internet. Aliás, é mero senso comum, lembrar algo que deve presidir ao nosso quotidiano – pensar antes de fazer, organizar matérias e só depois andar para a frente.

A organização é fundamental e muitas das queixas que se recebem dos sistemas electrónicos passam, curiosamente, pela suposta falta de organização. As queixas variam entre o correio electrónico publicitário não solicitado (mais conhecido como SPAM), o excesso de e-mail recebidos, a massa dispersa de informação na Internet ou o pouco tempo que têm disponíveis.

Para outros, as ferramentas com que trabalham não os ajudam.

Se para certas matérias eu não tenho solução possível, queria ajudar-vos um pouco na gestão dos serviços, sites e ferramentas que usam na Internet. A solução é das mais fáceis que até agora encontrei e consegue-se atingir um resultado satisfatório em pouco tempo.

Basicamente, sugiro que utilizem as actuais ferramentas que devem ter no computador (ferramentas do tipo Office) e o espaço em disco que qualquer fornecedor de acesso possibilita para a criação de uma homepage. A partir disso, é só trabalhar um pouco e conseguir que tudo o que interesse esteja disponível onde quer que se encontre.
A Microsoft, no Windows XP, já começa a lançar esta ideia. Mas eu sugiro que cada um faça de forma manual.

Para começar, crie um documento (Word, por exemplo) com descrições e links para todos os serviços que habitualmente precisa: desde os jornais que lê até ao site da TV Cabo ou de assinante TMN, do banco online até à EDP. Escreva todos os links. Faça o mesmo com o calendário do Outlook, os seus contactos, outros ficheiros inadiáveis. Faça ligações entre eles e grave como uma página web. E envie. E tem tudo disponível, num endereço que só você é que sabe...

Os utilizadores de Mac, mais concretamente das últimas versões, têm tudo o que até agora escrevi muito integrado no computador. Lógicas Apple
Recomendação óbvia: existem na net serviços que permitem guardar, com username e password a informação...