sexta-feira, outubro 11, 2002

A novela

Uma das grandes vantages de ser colunista de um órgão de comunicação social especializado prende-se com o evitar de escrever sobre aqueles acontecimentos curiosos, tipo novelas, que nunca mais terminam e que enredam cada vez mais os seus intervinientes, de cada vez que os assuntos são comentados. Safei-me, neste Verão, a comentar o caso Portas, o BB Famosos, a novela Jardel entre outros assuntos que passaram as "marcas" em termos de acontecimentos, com cenas caricatas de parte a parte.

Bem, isso pensava eu! Esqueci-me de um assunto-novela que dá pelo nome de "Interligação". A trama é interessante para engenheiros e advogados: coloca frente a frente conceitos tão díspares como operadores virtuais, redes UMTS, actos administrativos, entidades reguladoras que pouco regulam e empresas que juram estar a defender os consumidores.

Claro que os actores não são dos mais conhecidos e têm nomes esquisitos, cheios de siglas: ANACOM, Optimus, Vodafone, Oniway e, num papel secundário, a TMN. Pelo meio, alguns actores já sairam, outros tiveram que alterar a sua postura, e o imbróglio continua.

Os consumidores não tidos nem achados. E arriscamo-nos, se a novela continua, a manter uma política de preços móveis altos, sem concorrência à altura... Esperamos para ver...