quarta-feira, maio 07, 2003

Comunicações

A recente apresentação publicitária da Vodafone sobre o Connect Card possibilita a visão de algo que já é corriqueiro para o “teckie” mas que o utilizador comum só agora se apercebe. E lança uma dúvida sobre a iliteracia digital e tecnológica do comum dos mortais.

Para um utilizador que saiba algo de novas tecnologias – desde comunicações a Bluetooth, desde Wi-Fi a GPRS – a leitura dos vários manuais de instruções, uns telefonemas exasperantes para os centros de atendimento ao cliente e alguma técnica de “acerto-erro-acerto” faz com que seja possível colocar um PDA a comunicar com um telemóvel e a partir dai receber correio electrónico ou navegar na Internet. Mais fácil, porque integrado, é a possibilidade de utilizar as tecnologias WAP do telemóvel. Ou outras soluções.

Isto quer dizer o seguinte: as campanhas devem ser pedagógicas. Os produtos devem ser apetecíveis. Não apenas em relação ao embrulho que se faz mas sim na integração das tecnologias. É muito bonito dizer que é possível algo, mostrar a facilidade de determinada solução mas sem as pessoas perceberem o como, tudo se dilui.

Isto leva à grande discussão tecnológica-design-comunicação: como fazer produtos de tecnologia com usabilidade, design e perceptiveis para o utilizador comum. Como escrever manuais e menus à prova de “idiotas” – aqueles que são tão cheios de ideias que só lêem o manual quando já fizeram asneira.
Há a outra vertente: a explicação tecnológica, a formação e a educação para a ciência. Um passo de gerações. Sempre impossível de vencer.