Fim de férias
Com uma semana de atraso, o rumor confirmou-se. A ANACOM apresentou aos operadores interessados, isto é, todos, o seu projecto de decisão sobre a questão da interligação. Mais uma vez, para não parecer mal, este projecto de decisão dá razão à Oniway mas ainda vamos ter que esperar mais alguns dias para que esta notícia se transforme em realidade concreta. pois os argumentos dos operadores poderão alterar a ideia de Álvaro Dâmaso e seus pares.
O mais surreal desta história é que a ANACOM não fez eco desta decisão mas altos responsáveis seus tiveram o cuidado de informar jornalistas "amigos". Mesmo antes que os operadores... Sem mais comentários. Outro assunto curioso é que o principal operador português, a TMN, dá-se ao luxo de garantir, num documento enviado ao regulador, que tem dificuldades em preparar a terceira geração… Assim estamos de tácticas para se evitar o aparecimento de mais um operador no mercado…
Se num caso estamos perto de uma decisão que condiciona, de alguma forma, a questão da concentração, as notícias da última semana deram-nos outro motivo de conversa: a Vivendi quer alienar a Vizzavi à sua parceira de joint-venture, a Vodafone. Se em relação a Portugal ainda não há negociações oficiais, esta já é a realidade internacional, transformando-se a Vizzavi no "verdadeiro" braço da Vodafone para a Internet, provavelmente com outra marca ou mesmo com o nome da casa-mãe, que já detinha a gestão da empresa. Alteração de políticas ou não, isso já é outra história…
Se de crises está o mundo cheio, há uma notícia, verdadeiramente interessante, difundida graças à Lusa. O WWF fez um estudo, interessante, sobre as potencialidade da Internet para o desenvolvimento sustentável. Era interessante que os profetas da desgraça lessem o documento, que está disponível no site da World Wildlife Fund, em ou www.panda.org e reflectissem naquilo que é um planeamento sério e um pensamento coerente sobre as potencialidades das novas tecnologias para a cidadania e desenvolvimento sustentável.
Nas próximas semanas este editorial vai ter uma antevisão de um futuro "online". Gostava que comentassem a sua pertinência e as tendências que dita. Para discutirmos em conjunto o futuro...